top of page

04 Maneiras de Pensar que geram mais Ansiedade

Muitas vezes é difícil lidar com nossos próprios pensamentos.


Eles gerenciam nossas emoções e com base nisso nos comportamos.

E se nossos pensamentos não fossem “confiáveis”? Ou, e se eles fossem “distorcidos” por algo?


Distorções cognitivas são formas de pensar que fazem com que percebemos a realidade de maneira imprecisa.

ree

Conhecer essas possíveis distorções, que todos nós temos por incrível que pareça, pode ajudar a questionar esses pensamentos, averiguá-los, e consequentemente mudar o que sente.




Existem um total de 17 distorções – todos nós temos elas. Acontece que algumas ativamos mais do que as outras. Aqui listo 04 delas:


CATASTROFIZAÇÃO - Pensar que o pior de uma situação deve / ou vai acontecer, ignorando outros possíveis desfechos.


LEITURA MENTAL - Acreditar que sabe o que os outros estão pensando, mesmo que não haja evidências. Quando ativada, frequentemente acreditamos que os outros estão pensando negativamente sobre nós a quase todo momento.


GENERALIZAÇÃO - Quando pegamos casos isolados com resultados negativos e generalizamos a todo o resto. É possível perceber essa distorção quando usamos palavras como “sempre”, “nunca”, “todos”, entre outras.


E SE... - Quando com muita frequência não ficamos satisfeitos ou tranquilos com alguma resposta ou resolução para as nossas preocupações ou problemas.


Como mencionei, as distorções cognitivas são padrões disfuncionais do pensamento.


Porém, é possível modificá-las para que possamos pensar de um modo mais realista, adaptativa e construtiva em relação ao mundo, as pessoas a nossa volta, e principalmente sobre nós mesmos.


O atendimento psicológico com um profissional especializado na terapia Cognitivo comportamental ajuda nessa tarefa em lidar com essas distorções.


Com isso, é possível aliviar o sofrimento de modo significativo e gerar qualidade de vida, inclusive para pacientes com transtornos mais sérios como nos transtornos de ansiedade, por exemplo.


E você? Alguma dessas distorções você percebe como frequente no seu dia a dia?


Comente ai embaixo.


Fique Bem!

 
 
 

Comentários


bottom of page